27 de nov. de 2011

Rumores afirmam que próximo Xbox pode ser anunciado em 2012

Inicialmente, os rumores apontavam que os novos dispositivos da Sony e Microsoft iriam aparecer apenas pelos idos de 2013/2014, entretanto, indícios apontam que um próximo Xbox poderá ser anunciado já em 2012.




De acordo com fontes do site francês Xboxygen, o novo protótipo seria apresentado durante a CES, que ocorre em janeiro na cidade de Las Vegas. Pela versão do site, o console viria com um processador de seis núcleos, 2GB DDR3 de RAM e estaria sendo desenvolvido desde 2005 – ano em que foi lançado o Xbox 360.
Já o site MS Nerd afirma que o novo videogame da Microsoft – com o codinome “loop” - irá utilizar um hardware baseado no Zune HD, onde um processador principal teria inúmeros núcleos dedicados para funções específicas como gráficos, inteligência artificial, física, som etc, sendo menor e mais barato do que o console atual.
Segundo fontes anônimas do site GamesIndustry, o mais provável é que sejam lançadas duas novas versões do próximo membro da família Xbox, como foi feito com o 360. Uma, mais barata e focada em ser um portal para jogos do Kinect e outra, com leitor de disco, HD interno e retrocompatibilidade, para os jogadores hardcore.
Entretanto, o contraponto de que tais informações não fazem sentido vem do analista Michael Pachter, que defende que em 2012 a única novidade por parte da Microsoft será um novo modelo do Xbox 360, com o Kinect integrado no hardware. Segundo Pachter, a tecnologia para o desenvolvimento de um console poderoso e competitivo financeiramente só será possível realmente em 2014.
A Crytek, empresa responsável pela CryEngine 3, ferramenta para o desenvolvimento de jogos adotada por inúmeras empresas, afirmou em uma apresentação que espera que os próximos consoles de Sony e Microsoft tenham por volta de 8GB de memória RAM. Veja um pouco do que é possível fazer com a CryEngine 3 em uma máquina poderosa o suficiente:


Titanic é recriado com ferramenta para o desenvolvimento de jogos

Nova geração

A Nintendo foi a primeira a virar a página com o Wii U, novamente com uma estratégia divergente dos seus concorrentes, apostando no controle tablet que acompanha o console, sem arriscar tanto nas questões gráficas, colocando-o no mesmo patamar do próprio Wii – que se mostrou não muito superior ao PlayStation 2 e Xbox, com foco no sensor de movimentos.
Já a Sony afirmou ter aprendido a lição com o PlayStation 3 e não pretende lançar o seu novo videogame muito depois dos concorrentes. Apesar da diferença de vendas entre PS3 e 360 ter afunilado bastante nos últimos 12 meses – 55.6 milhões para a Sony e 57.6 milhões para a Microsoft –, a empresa afirmou ao Eurogamer que não considera desejável chegar às lojas muito depois do novo Xbox.